Serviços de Limpeza

Criatividade em Serviços de Limpeza nas Empresas

Nas empresas prestadoras de serviços de limpeza, é essencial ter uma cultura que instigue o desenvolvimento da criatividade, e por este ensejo devem valorizar as tentativas, e não se apegar aos resultados imediatos, pois criatividade sugere assumir riscos.

 

Na verdade, ser criativo envolve várias dimensões: percepção, cordialidade, inteligência e razão.

 

Avaliamos o profissional criativo, como sendo alguém dotado principalmente de curiosidade, que ao receber uma missão (tarefa), não se limita a cumpri-la da maneira determinada, mas acima de tudo procura saber por que está fazendo aquilo, e como seu trabalho irá repercutir nas demais áreas da empresa.

 

Cada vez mais aumenta o valor da criatividade em todos os contextos, e os colaboradores indistintamente, são capazes de acionar o seu potencial criativo.

 

É fundamental que tenham a compreensão que criatividade não é dádiva, mas sim a capacidade a ser desenvolvida, e por isso, ser inteligente somente não basta. É preciso conectar idéias de forma original, para fazer a diferença, e por este motivo as limpadoras que entendem esse processo já estão um passo à frente.

 

Nem sempre um bom observador é criativo, mas diria que o criativo é sempre um bom observador. Podemos enxergar como todos, porém ao interpretar de forma diferente a ideia que surge desse estímulo, propiciaremos a criação de algo novo.

 

O envolvimento com a missão (tarefa) é o combustível para as possibilidades que à primeira vista parecem impossíveis, e ao encararmos um fato como desafiador e não destruidor, tenderemos a reagir de forma positiva e criativa.

 

 

Por trás de muitos cases de sucesso, encontramos pessoas criativas que já tiveram idéias brilhantes, mas acima de tudo é preciso que estejam em um ambiente que lhes dê condições e chances de criar, pois uma pessoa nada criará se viver numa organização vazia e ociosa.

 

Diagnosticamos que pela imaginação fértil, o colaborador bem sucedido  tem idéias brilhantes, produtivas, criativas e inteligentes, porém muitas vezes, suas criações serão assumidas pela organização, e infelizmente sem dar o mínimo mérito ao criador.

 

Defendemos que a pessoa criativa é também inteligente, mas a pessoa inteligente nem sempre é criativa, porque a inteligência é a capacidade de armazenar e utilizar um grande volume de dados.

 

A criatividade é a faculdade de combinar estes dados para criar algo novo e útil.

 

As empresas hoje em dia não mais procuram colaboradores somente para desempenhar suas atividades oito horas por dia, realizando apenas o que lhes é determinado a cumprir, mas querem pessoas que sejam inteligentes e criativas, capazes de tomar decisões com idéias próprias, fortalecendo os negócios diuturnamente.

 

Há muitas maneiras de incentivar a criatividade, mas de forma prática, estimulamos a criatividade quando:

  • – Há envolvimento pleno num projeto;
  • – Encorajamos a expressão de idéias e criação;
  • – Acatamos as formas de pensar diferentes;
  • – Escutamos sem julgamento prévio;
  • – Incentivamos a expressão criativa, a ousadia;
  • – Orientamos a tomar decisões.


A isso damos o nome de criatividade, mas, que pode também ser sinônimo de renovação e acima de tudo de qualidade de desempenho.
Ser criativo, enfim, é abrir novos horizontes e novas esperanças para executivos e principalmente para os executores.

 

Esperamos que você tenha gostado deste artigo, compartilhe e deixe seu comentário 🙂

 

 

Autor deste artigo: Osmar Viviani

 

 

Author

Equipe DL GREEN

Deseja terceirizar serviços?

Solicite Orçamento