Serviços de Limpeza

Como Montar um Roteiro de Limpeza para Minha Empresa?

Ter um roteiro é imprescindível para evitar desperdícios de materiais de limpeza, e também ajuda a evitar a ausência de funcionários, se você quer saber como construir um roteiro de limpeza e conservação, mostraremos aqui, um passo a passo prático para ajudá-lo.

 

Você deve passar o roteiro, para seus funcionários, assim, as chances de cometer erros são as mínimas possíveis.

 

 

8 dicas para elaborar um roteiro de limpeza e conservação para condomínios!

 

A rotina de limpeza e conservação é primordial para manter o bem-estar no condomínio, além disso, proporcionar um ambiente organizado e higienizado também ajuda a evitar o estresse. Confira a seguir, como elaborar um roteiro eficiente e evitar prejuízos.

 

1º Faça um cronograma realista

Manter um cronograma estruturado, ajuda a definir quais são os ambientes que são mais visitados, e por isso, devem ser limpos com frequência. Para ajudá-lo, apresentaremos alguns locais que deverão ser higienizados dentro da rotina diária:

 

  • Banheiros;
  • Cozinha;
  • halls de entrada;
  • Mesas e aparelhos, que são utilizados diariamente;
  • Não esqueça de colocar o lixo, para o lixeiro levar.

Na semana deverão ser limpados os corredores, escadas e elevadores, garagem, vidros, portas, e portões, salões de festas, etc. Faça a planilha de acordo com as necessidades de cada condomínio, tenha cópias das planilhas e inclua no contrato.

 

2º Divida igualmente as tarefas

Quando você realiza o controle exato das tarefas, é possível dividir igualmente entre seus funcionários, cabe ao administrador fazer esta divisão de tarefas para evitar que haja ociosidade. Não esqueça também que, cada atividade deverá ter um tempo previsto para que seja concluída.

 

3º Proporcione materiais de qualidade para executar a limpeza

Cabe à empresa terceirizada de limpeza, disponibilizar materiais e a sua reposição, os faxineiros não poderão improvisar, pois eles colocam sua saúde em risco, e também das pessoas que estão ao seu redor.

 

4º Respeite as normas de segurança

A DL Green possui as certificações ISO 9001 e ISO 45001, empresas com estas certificações não utilizam produtos corrosivos e que colocam a vida das pessoas em risco. Nós da DL Green fornecemos máscaras, luvas e demais EPIs para que a limpeza possa ser realizada com segurança sem representar riscos.

 

5º Contrate uma empresa terceirizada

Se você não sabe como lidar com a limpeza de seu condomínio, convém contratar uma empresa especializada, há uma economia devidamente expressiva na contratação de uma terceirizada para limpeza e conservação.

 

Você não deverá se preocupar com contratação de mão de obra, os custos são de acordo com sua necessidade, ou seja, você somente pagará o que contratar.

 

6º Tenha uma rotina organizada

Siga o cronograma de maneira organizada, assim, a limpeza não prejudicará a rotina dos demais visitantes e colaboradores do condomínio, jamais espalhe baldes, vassouras, rodos, e  mangueiras pelo caminho.

 

Oriente os funcionários, para que eles levem consigo somente os equipamentos que forem utilizar.

 

7º Desenvolva um checklist para acompanhar

Após criar um cronograma, você tem que fazer o acompanhamento, e identificar quais são os ambientes que necessitam de mais higiene, além disso, o checklist permite saber o dia, local, horário e materiais que serão utilizados durante o serviço a ser realizado.

 

É necessário ter um controle rigoroso dos ambientes onde há maior necessidade de limpeza, pois essa é a maneira mais eficaz de evitar desperdícios.

 

8º Evite acúmulo de sujeira

Com a organização em dia, você consegue detectar onde há maior fluxo de pessoas, a empresa terceirizada também deverá garantir a conservação do ambiente, dessa forma, a limpeza regular garante proteção às pessoas alérgicas, e inibe o mau cheiro no ambiente.

 

Faça uma vistoria semanal, para checar se os ambientes estão sendo higienizados corretamente, dentro do padrão que foi ensinado nos treinamentos. O síndico do condomínio juntamente com a empresa terceirizada, poderão realizar esta vistoria a cada 15 dias, ou ao menos uma vez por mês para ambientes com menor fluxo de pessoas.

 

Nós da DL Green atendemos condomínios há 15 anos, e temos experiência na elaboração de cronogramas, e controle de matéria-prima para realizar a limpeza.

 

 

Como adquirir um serviço de limpeza eficiente?

 

A DL Green possui certificações internacionais, e trabalha apenas com mão de obra qualificada, se o seu condomínio necessita de serviços de limpeza e de conservação nós podemos auxiliá-lo.

 

Devido ao COVID-19 estamos intensificando a limpeza de ambientes como elevadores, recepção de condomínios, e demais áreas livres para proteger todos os frequentadores. Veja alguns serviços que disponibilizamos:

 

  • Limpeza;
  • Portaria e controle de acesso;
  • Zeladoria;
  • Manutenção;
  • Jardinagem;
  • Serviços de administração.

 

Portanto, se você necessita realizar uma gestão eficiente para evitar desperdício de materiais de limpeza, e melhor aproveitamento de mão de obra, fale com nossa equipe através do telefone ou do formulário.

Author

Equipe DL GREEN

Deseja terceirizar serviços?

Solicite Orçamento