Como Evitar Roubo em Condomínio Residencial?
O roubo em condomínios infelizmente é uma prática comum nas grandes capitais brasileiras, investir em serviços de inteligência condominial é a melhor maneira de evitar roubo em condomínio residencial, mostraremos ainda, quais as principais causas de roubo que podem ocorrer.
Principais fatores que influenciam o roubo
Alguns fatores podem contribuir para o aumento de ocorrência de ilícitos penais, o processo de urbanização acelerada e desordenada começou a ocorrer no Brasil depois de 1950, com equipamentos urbanos insuficientes, a infraestrutura tornou-se precária, deixando as áreas deterioradas e com péssimas condições de vida.
Veja os possíveis fatores que ajudaram a aumentar a criminalidade no Brasil, confira:
- Altas taxas de desemprego nas grandes cidades;
- Faixa salarial desigual;
- Custo de vida muito caro;
- Ausência de investimento de expansão da atividade comercial;
- Menor poder de compra das classes C e D, entre outros.
Os perfis de criminosos costumam ser de origem humilde, semi-analfabetos, de baixa renda, mesmo que tenham programas sociais disponíveis pelo Governo Federal, ainda não é o suficiente para impedir que haja situações de miséria e pobreza.
Erros fatais para o condomínio
Alguns erros podem ser prejudiciais para a segurança do condomínio, abaixo, listamos os principais erros para orientar moradores, síndicos e profissionais de segurança, conheça abaixo:
1º Não ter cuidado suficiente com os arredores
A região do entorno do condomínio pode conter riscos imperceptíveis pelos moradores, síndicos e vigilantes, tenha consciência do ambiente onde o condomínio se encontra, as pessoas tendem a ignorar alguns fatores, por exemplo, condomínios próximos de praças com pouca iluminação, condomínios mais humildes que estão perto de outro com mais prestígio, etc.
Neste caso, é necessário que seja realizado um mapeamento para detectar as áreas de maior vulnerabilidade, com este planejamento, é possível determinar o ângulo correto para instalação de câmeras, alarmes e outros recursos úteis de segurança.
2º Não contar com segurança eletrônica
Para evitar roubo em condomínio residencial é importante contar com câmeras de gravação, cercas elétricas, sistema de alarmes, sistema biométrico, são muitos os recursos que podemos encontrar para ajudar os condomínios, a tecnologia para a vigilância evoluiu muito nos últimos anos.
3º Não ter atenção com a portaria
Um porteiro que não tem treinamento suficiente, que não sabe como agir em momentos de perigo, pode ser fatal para o condomínio, é necessário que o porteiro entenda que, a portaria não pode ficar sem nenhum responsável, não é permitido em local de trabalho o uso de televisores, tablets e celulares, para evitar a distração do porteiro.
É possível evitar roubo em condomínio residencial?
O investimento em tecnologias, em treinamento de pessoal podem minimizar os impactos de roubos em condomínios, mostraremos abaixo, algumas dicas relevantes que são fundamentais para evitar roubo em condomínio residencial, veja quais são:
1º Tenha atenção com a entrada do condomínio
As falhas humanas são os principais fatores que ajudam a facilitar a ação de bandidos, é necessário que o profissional que está na portaria adquira o hábito de identificar o veículo e quem está dentro dele, a Polícia Militar do Estado de São Paulo, também recomenda que, os condomínios fiquem atentos com as novas estratégias que os bandidos criam.
2º Todos devem respeitar as normas
As regras de vigilância e de boa convivência devem ser mantidas por todos, principalmente entre os que frequentam as áreas livres, qualquer comportamento suspeito deve ser relatado aos síndicos e aos funcionários da equipe de vigilância.
3º Uso de equipamentos internos e externos de segurança
Além do uso de alarmes e de câmeras, é importante que o condomínio seja bem iluminado, em ambientes como academias e salões é comum encontrar torres que ajudam a aumentar a fiscalização.
4º Evite vidros escuros
Os vidros escuros podem dificultar a visualização por parte dos moradores, é também recomendável que não haja próximo à portaria, objetos de jardinagem, decoração, que podem atrapalhar a visão dos porteiros e vigias.
5º Olho mágico e interfone
Nos apartamentos também é possível colocar dispositivos de segurança, para alertar caso haja presença de pessoas estranhas, se houver prédios vizinhos, promova parcerias para que seja permitido instalar alarme sonoro e visual.
6º Antes de entrar, observe sua rua
É importante adquirir este hábito antes de entrar em seu condomínio, caso você resida em condomínio de alto padrão, o cuidado deve ser ainda maior, quando sair de casa, não deixe de verificar o circuito interno de TV.
Como funciona o serviço de segurança da DL Green?
Nós da DL Green oferecemos serviços completos de vigilância e de rondas, contamos com a certificação ISO 9001 e ISO 45001, nossos profissionais passam por checagem da idoneidade para comprovar que não representam nenhum risco para o condomínio ou empresa.
Portanto, se você deseja evitar roubo em condomínio residencial, fale agora com nossa equipe e conheça a modalidade de contrato sob demanda, ou seja, você paga apenas o que contrata, evitando prejuízos no final do mês.
Aguardamos o seu contato!