4 Dicas para Terceirizar Portaria de Condomínio
Além de manter os próprios funcionários contratados diretamente, a terceirização de portaria de condomínio pode melhorar a prestação do serviço no local e ajudar a reduzir custos para a administração condominial.
A tendência de terceirizar começou a ficar mais forte no Brasil nos anos 1990, com grande relevância na área de telecomunicações e atendimento.
Porém, essa modalidade de contrato de capital humano tem se intensificado no país nos últimos trinta anos em diferentes segmentos de mercado.
A ideia é melhorar a capacitação, a qualidade dos serviços desenvolvidos e reduzir os gastos da empresa ou administração do condomínio.
1 – Redução de custos
O síndico ou a administração do prédio pode optar pela terceirização para reduzir custos trabalhistas e reduzir a burocracia no processo de contratação.
Para os mais experientes, a contratação de porteiros terceirizados pode gerar os mesmos custos trabalhistas e jurídicos similares a de uma contratação direta via CLT com carteira assinada pelo próprio condomínio.
A redução de custos dependerá das demandas, da qualificação exigida, do status do edifício e da faixa salarial oferecida ao profissional.
2 – Benefícios consolidados
Quando os benefícios não são somente financeiros, eles geram novas vantagens para o síndico e administração condominial como a possibilidade de delegar parte da administração ou da organização de tarefas para uma empresa especializada.
A partir dessa terceirização, o síndico não se preocupa mais com a capacitação e controle dos funcionários.
Nesse caso, a empresa que oferece a terceirização de portaria de condomínio contratada pelo síndico passa a ser responsável pelo processos de seleção de porteiros, treinamento e montagem de escala de funcionários.
Também a empresa terceirizada é responsável por gerir salários e direitos trabalhistas.
3 – O processo de contratação
O processo de contratação de porteiro não é fácil, pois exige prévio conhecimento do perfil da pessoa, seu perfil histórico e construção de confiança, afinal a área de acesso ficará nas mãos de funcionários em diferentes horários.
É importante identificar profissional de confiança e preparado para exercer as responsabilidades da portaria mantendo a segurança e o acesso para todas as pessoas fixadas no prédio como moradores ou trabalhadores.
É essencial que, no processo de terceirização de portaria de condomínio a empresa busque profissionais com as características certas, além do nível de formação necessário.
4 – A qualificação
No caso de um condomínio mais luxuoso e comercial que recebe visitantes de diferentes regiões do mundo para visitar salas de executivos, será necessário que o porteiro tenha conhecimentos em um segundo idioma e noções de informática.
No caso de um condomínio comercial ou residencial mais básico ou de médio porte, apresentar segundo grau completo, domínio sobre mesa de interfones e sistemas de cadastros de visitantes e encomendas será uma exigência presente.
Como contratar uma empresa terceirizada
Porém, quando falamos em terceirização de portaria de condomínio, o síndico ou a administradores precisará buscar empresa especializada e terceirizar o serviço de modo orientado.
Caso o edifício não tenha uma empresa terceirizada já contratada, é importante que o conselho do condomínio junto com o síndico procure pesquisar as melhores empresas do mercado.
É fundamental solicitar indicações, pesquise preços e reputação de cada empresa de serviços prediais e condominiais existentes no mercado.
Faça uma visita
Em caso de dúvidas, visite a empresa que oferece serviços terceirizados, avalie cada perfil de porteiros que a empresa oferece, analise as qualificações, treinamentos, normas da empresa e as leis trabalhistas.
Estude o histórico da empresa
É importante que o síndico ou administrador do edifício pesquise sobre o perfil e histórico da empresa que oferece terceirização de portaria de condomínio.
Avalie se a empresa nunca foi denunciada, reclamada ou processada por situações trabalhistas, de segurança, roubo, furto ou sinistro.
Solicite os melhores profissionais
No processo de implementação da terceirização, é importante que o síndico solicite os melhores profissionais, pois o profissional de portaria deve estar sempre atento, ser educado, ter comunicação ampla com a administração do prédio e com os frequentadores.
Ele também precisa ter amplo domínio sobre o sistema de registros do prédio, apresentar conhecimento em tecnologia e em informática.
Solicite período de teste
O condomínio pode aderir ao contrato solicitando um período de experiência com a empresa e com os funcionários apresentados para o processo de terceirização de portaria de condomínio.
O período de testes pode ser feito com a empresa terceirizada e, ao mesmo tempo, com os profissionais, dependendo das condições contratuais da empresa.
Essa dica é fundamental para os casos de contratações individuais para solicitar período de teste para avaliar se o profissional realmente está dentro das características necessárias para as demandas do edifício.
O que esperar?
Geralmente, os porteiros terceirizados apresentam capacitação superior, experiência, treinamento e comunicação orientada.
Os contratos assinados com a empresa terceirizada devem ser claros, e os custos mensais devem ser sempre planejados com antecedência.
Responsabilidades
Esse método de contratação reduz o peso de responsabilidade sobre o síndico. Geralmente, o síndico ou administrador de um condomínio recebe excesso de responsabilidades com zelo do edifício.
Outras funções
Além do processo de terceirização de portaria de condomínio, a empresa terceirizada também pode oferecer outros tipos de serviços como o de conservação, limpeza, vigilância, manutenção, controle de garagem, administração e entre outros para melhorar o dia a dia do condomínio.
No caso dos porteiros e faxineiros, a empresa contratada também assume o cronograma de escalas de trabalho no condomínio, se responsabiliza pelo treinamento e pelas possíveis substituições de funcionários.
Obrigações do condomínio
Por outro lado, o síndico e todo o condomínio devem cumprir os contratos, pagar uma taxa mensal à empresa fechada em comum acordo.
Obrigações da empresa terceirizada
Ao oferecer e prestar os serviços, a empresa é responsável pelo pagamento dos salários dos funcionários, pelas horas extras e todos os impostos e encargos envolvidos.
Dentre outras obrigações, a empresa deve:
- Apresentar funcionários para o quadro de funções;
- Manter o condomínio sempre bem atendido;
- Criar escalas de trabalho;
- Treinar os funcionários;
- Oferecer sistemas e equipamentos;
- Realizar troca de funcionários sempre que necessário.
Conclusão
Portanto, além da direta redução de custos e de burocracia, a terceirização visão melhorar a qualidade dos serviços prestados através do processo de terceirização de portaria de condomínio.
Esperamos que você tenha gostado deste artigo, compartilhe e deixe seu comentário 🙂